Nosso cérebro tem uma grande dificuldade de elaborar estratégias naquele complicado jogo de videogame ou na hora de ler um livro ou uma revista na qual você gosta muito, ele pode cooperar para a sua concentração ou impedir que você capte informações.

Quando é preciso se sentar e estudar, principalmente em momentos como estes, o cérebro reluta em atingir a concentração.

estudante

Este é um problema de muitos estudantes, que por sua vez, torna-se mais desesperador em épocas de vestibulares onde você não terá nenhuma opção a não ser estudar. E acredite, há maneiras muito mais simples de você aprender um conteúdo do que ficar horas e horas na frente de um livro decorando aquele trecho.

Cada pessoa tem a sua maneira própria de pensar, assim como o seu cérebro que trabalha de modo único, você pode tentar fazer inúmeros testes na qual iremos citar para melhorar a sua concentração, tendo em vista que o objetivo central é obter um desempenho melhor cognitivo com métodos muito simples.

  1. Escreva mais: Não se contente apenas na leitura, é preciso prática. Quem passa o tempo apenas lendo perde a concentração com muita facilidade, por outro lado, quem costuma escrever consegue manter o assunto na mente.

Comece lendo um conteúdo duas vezes, feito isso escreva em um papel tudo o que conseguiu compreender. Compare o que está escrito com o que o que foi lido e acrescente tópicos importantes que faltam.

  1. Escreva a mão ao invés de digitar: Pesquisas comprovam que alunos que escrevem a mão tendem a aprender mais do que alunos que só costumam digitar. Escrever com o lápis possui um movimento muito distinto da digitação. Quando você escreve, o seu cérebro passa a possuir redes neurais mais ativas e com uma capacidade maior de armazenamento de conteúdo.
  2. Revise a matéria: Revisar a matéria é uma excelente opção para quem deseja aprender mais sem deixar que as matérias se acumulem. O conteúdo visto novamente no mesmo dia fará com que o seu cérebro entenda que tudo aquilo é importante e vai fazer com que você memorize com uma facilidade maior.
  3. Estude sozinho: É muito legal reunir-se com os amigos para estudar, você se distrai e se diverte, mas não é recomendado. Isso pelo fato de que você acaba falando de outras coisas fora do contexto enquanto outras dúvidas permanecem, o estudo em grupo é útil sim, mas só em casos de que você é o principal explicador do conteúdo para os outros. A melhor dica para aprender mais e melhor, é explicar o conteúdo para si mesmo.
  4. Desligue todos os aparelhos eletrônicos: Essa é a dica mais importante. Nada de deixar o celular perto de você para toda vez que você receber alguma notificação, se distrair para ver o que é. Esses minutos ou segundos que você passa vendo a notificação, podem se estender e acabar tirando totalmente o seu foco.

Estas dicas são essenciais para você que deseja obter melhores resultados nos seus estudos, coloque em prática aquela que for melhor para você!